News

Os organizadores do Festival FALA! Antônio Junião, Rosenildo Ferreira, Elaine Silva, Laércio Portela e Pedro Borges no encerramento da quarta edição Edital

Instituto FALA! anuncia abertura de edital para coletivos de…

Pernambuco, setembro de 2023 – Nos dias 21, 22 e 23 de setembro aconteceu no Recife, no Centro Cultural Cais do Sertão, a quarta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas. O evento debateu o futuro do jornalismo e seu papel na sociedade brasileira a partir da perspectiva popular, e colocou em discussão as diferentes linguagens do cotidiano, como slam, cordel, literatura, teatro, música, modos off-line (carros de som).

Leia mais “Instituto FALA! anuncia abertura de edital para coletivos de Pernambuco, no encerramento de seu festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas”
Edital

Quilombos modernos usam comunicação para transformação social em Salvador

A reportagem “Contos verdades com Tialila”, produzida por Raízes BA com apoio do Instituto FALA!, é uma contação de histórias de quilombos modernos de Salvador que buscam a transformação social, a democratização da notícia e da informação e a defesa do bem-estar social e do bem viver. 

Leia mais “Quilombos modernos usam comunicação para transformação social em Salvador”
Willy, reportagem Kalifa. Crédito Divulgação Edital

“Todos os olhos em mim”: protagonismo jovem, negro e…

A série documental “Todos Os Olhos Em Mim”, produzida por Kalifa LXXI junto com apoio do Instuto FALA!, lança luz sobre a influência profunda dos circuitos de rimas improvisadas e da cultura Hip Hop na vida dos jovens negros e periféricos de Salvador, a cidade com a maior concentração negra fora da África. 

Leia mais ““Todos os olhos em mim”: protagonismo jovem, negro e periférico no Hip Hop de Salvador”
Edital

Teimosos e insistentes: projetos culturais resistem nas periferias de…

Com criatividade e estratégias de resistência, agentes culturais de bairros populares de Salvador estão desenvolvendo projetos para preservar a memória e incentivar a produção artística, cultural e educacional dessas regiões, driblando as dificuldades de acesso à políticas culturais para elas. 

Leia mais “Teimosos e insistentes: projetos culturais resistem nas periferias de Salvador”
Edital

Terreiros exercem papel político e social em Salvador 

Alfabetização de jovens e adultos, oficinas de corte e costura, distribuição de cestas básicas, festas e trabalhos comunitários. A relação dos terreiros de candomblé e de suas lideranças com os territórios nos quais estão baseados vai muito além do culto aos orixás. “Eu não posso comer um bolo só, eu preciso dividir, eu preciso do outro”, diz a Ialorixá Mãe Iara de Oxum, do Ilê Tomim Kiosise Ayo, do bairro de Cajazeiras XI, em Salvador. 

Leia mais “Terreiros exercem papel político e social em Salvador “
Edições

Confira a programação do Festival FALA! 2023

Recife vai receber a 4ª edição do Festival FALA! Comunicação, Cultura e Jornalismo de Causas durante os dias 21, 22 e 23 de setembro. O evento acontece no Centro Cultural Cais do Sertão e tem o objetivo de promover o debate sobre o futuro do jornalismo e seu papel na sociedade a partir da perspectiva popular, tendo a diversidade cultural e de saberes como premissas. A participação no festival é gratuita com inscrições disponíveis no Sympla

Leia mais “Confira a programação do Festival FALA! 2023”
Edições

Edição 2022 | Festival FALA! anuncia o lançamento do…

O festival, que aconteceu presencialmente em Salvador (BA), reuniu grandes nomes do jornalismo independente brasileiro; em seu final, foi divulgado o anúncio do Edital FALA! de comunicação, cultura e jornalismo de causas para grupos de comunicação independentes, coletivos e artistas

Leia mais “Edição 2022 | Festival FALA! anuncia o lançamento do Instituto FALA! e de edital nacional”